Padrinho Conteudo e Assessoria |
Feito em casa
Conversar com alunos de universidades é sempre um grande prazer para mim. Junto duas coisas que gosto demais: compartilhar e a disposição da juventude.
Nesta quarta estive em Caxias, para uma noite de trocas, na UCS. E que noite! Com um auditório lotado, 4 páginas transmitindo ao vivo e o cinema exibindo o evento num telão, dividi o palco com outros 3 profissionais da comunicação - as gêmeas e sócias da Fale Consultoras, Alessandra e Fabiana Becker, e o ‘marketeiro confesso’ Marcus Vinícius Tonin. O Compartilha - Desafios da Comunicação é as ‘boas-vindas’ aos novos estudantes da Comunicação e um bom retorno aos que já só estão voltando das férias. Gostei muito do tema escolhido para esta segunda edição do Compartilha. É fundamental que as universidades discutam - e muito - os rumos que a comunicação tem tomado. Afinal, é dali que sairão os profissionais que alimentarão o mercado. Costumo dizer que existe um ‘vale de lágrimas’ entre mercado e academia. Um certa rixa que não faz sentido. E eventos como o Compartilha ajudam a quebrar esta barreira. Pensei muito sobre o que falar para os estudantes. O que chamaria a atenção deles? O que faria com que eles ficassem no auditório e, principalmente, prestassem atenção no que eu estava falando? Este é um desafio enorme! Concorrer com as redes sociais e smartphones não é tarefa fácil! Decidi por fazer uma provocação: questionei sobre que tipo de comunicação eles querem, sobre que tipo de profissionais eles querem ser, falei das mudanças do mercado, da necessidade de fazermos comunicação adequada a 2018 e não mais o modelo da década de 90 e, por fim, lembrei a turma que o que nos faz jornalistas - e comunicadores em geral - melhores é o embasamento teórico. É o que nos faz pensar e não nos transforma em tecnicistas. E este embasamento encontramos na universidade, onde temos professores e tempo dedicados a isso. Nem preciso dizer que quem gostou dessa parte foram os professores, né? Espero que eu tenha contribuído para o debate! Agradeço muito aos professores da UCS pela receptividade de sempre, aos alunos que foram pacientes e a generosidade dos colegas palestrantes. Um carinho especial deixo para a professora Ana Laura Paraginski, pelo convite. Uma amizade que se iniciou há um bom tempo, no curso de Jornalismo da UFSM e que segue firme e forte. Abaixo, você pode ver os tópicos da minha apresentação:
0 Comentários
Enviar uma resposta. |
Feito em Casa
O material deste blog é produzido pela equipe da Padrinho Agência de Conteúdo e colaboradores. Ele é de uso livre, desde que, obrigatoriamente, seja dado o correto crédito, com link. Histórico
Junho 2021
Categorias
Todos
|