PADRINHO CONTEUDO E ASSESSORIA
  • Início
  • Quem somos
  • Nossos produtos
  • Nossos clientes
  • Prêmios
  • PAD
  • Contato

Desafios da Comunicação: noite de bate-papo na UCS

15/3/2018

0 Comentários

 
Por Alexandra Zanela, da Redação Padrinho
Conversar com alunos de universidades é sempre um grande prazer para mim. Junto duas coisas que gosto demais: compartilhar e a disposição da juventude.

Nesta quarta estive em Caxias, para uma noite de trocas, na UCS. E que noite! Com um auditório lotado, 4 páginas transmitindo ao vivo e o cinema exibindo o evento num telão, dividi o palco com outros 3 profissionais da comunicação - as gêmeas e sócias da Fale Consultoras, Alessandra e Fabiana Becker, e o ‘marketeiro confesso’ Marcus Vinícius Tonin.


O
Compartilha - Desafios da Comunicação é as ‘boas-vindas’ aos novos estudantes da Comunicação e um bom retorno aos que já só estão voltando das férias.


Gostei muito do tema escolhido para esta segunda edição do Compartilha. É fundamental que as universidades discutam - e muito - os rumos que a comunicação tem tomado. Afinal, é dali que sairão os profissionais que alimentarão o mercado.


Costumo dizer que existe um ‘vale de lágrimas’ entre mercado e academia. Um certa rixa que não faz sentido. E eventos como o Compartilha ajudam a quebrar esta barreira.


Pensei muito sobre o que falar para os estudantes. O que chamaria a atenção deles? O que faria com que eles ficassem no auditório e, principalmente, prestassem atenção no que eu estava falando? Este é um desafio enorme! Concorrer com as redes sociais e smartphones não é tarefa fácil!


Decidi por fazer uma provocação: questionei sobre que tipo de comunicação eles querem, sobre que tipo de profissionais eles querem ser, falei das mudanças do mercado, da necessidade de fazermos comunicação adequada a 2018 e não mais o modelo da década de 90 e, por fim, lembrei a turma que o que nos faz jornalistas - e comunicadores em geral - melhores é o embasamento teórico. É o que nos faz pensar e não nos transforma em tecnicistas. E este embasamento encontramos na universidade, onde temos professores e tempo dedicados a isso. Nem preciso dizer que quem gostou dessa parte foram os professores, né?


Espero que eu tenha contribuído para o debate! Agradeço muito aos professores da UCS pela receptividade de sempre, aos alunos que foram pacientes e a generosidade dos colegas palestrantes.

Um carinho especial deixo para a professora Ana Laura Paraginski, pelo convite. Uma amizade que se iniciou há um bom tempo, no curso de Jornalismo da UFSM e que segue firme e forte.


Abaixo, você pode ver os tópicos da minha apresentação:
UCS - Os Rumos da Comunicação de Alexandra Zanela
0 Comentários

Fake news sobre Cristiano Ronaldo traz lição para os produtores de conteúdo

7/3/2018

0 Comentários

 

#ULTIMAHORA @Cristiano se perderá el partido de esta noche por una sobrecarga muscular, será baja 2 semanas.

— MARCA (@marca) 6 de março de 2018
​​Parafraseando nosso amigo Carlos Wagner, veterano na lida reportera, o caso da pegadinha do diário Marca sobre Cristiano Ronaldo deixa uma boa lição para nós, repórteres e produtores de conteúdo.

O jornal brincou de fake news ao permitir a um youtuber espanhol publicar, na conta oficial do Marca no Twitter, que o craque português não jogaria contra o PSG. Horas mas tarde, Cristiano não só atuou como fez um dos gols da classificação do Real Madrid.

Por se tratar de CR7 e vir da conta oficial de um jornal bastante conhecido, o tuíte do Marca imediatamente repercutiu mundo afora - literalmente. Diversos veículos de imprensa noticiaram a baixa para um jogo decisivo na Champions League por confiarem no mensageiro, como se isso fosse o suficiente. A ESPN argentina, por exemplo, simplesmente apagou a matéria após descobrir que era pegadinha. E os equatorianos do Ecuagol não só mantiveram a notícia como não a corrigiram.

Quem conhece o mínimo de jornalismo profissional sabe que é preciso desconfiar, acima de tudo. Se fica complicado ligar para o outro lado do oceano e confirmar a notícia com o Real Madrid, que tal conferir se mais gente deu a mesma informação? Com outros detalhes? Ouvindo o clube ou o jogador? 

São princípios básicos que se aplicam a qualquer bom jornalista e, desde não muito tempo atrás, aos produtores de conteúdo fora do mainstream. A alteração radical pela qual (ainda) passa o mercado da comunicação pode encontrar um resumo rápido na decadência dos veículos tradicionais e na migração dos jornalistas para outras mídias e plataformas, especialmente as digitais.

E aí está o ponto: se a difusão da informação deixou de ser monopólio do trio rádio, jornal e TV, quem agora entrou no bolo precisa jogar conforme as boas regras. E nelas estão as premissas do jornalismo profissional, que apura e confirma, nem que seja preciso dar a notícia depois da concorrência.

De nada adianta criticar as fake news, portanto, se os produtores de conteúdo não entregarem informações - seja nas redes sociais, blogs, reportagens ou até mesmo em anúncios - sem o mínimo de precisão. Como bem disse a jornalista Taís Seibt neste artigo, “há diferença entre notícia falsa, notícia desagradável e notícia mal-escrita”. E se quem escreve não for jornalista, que busque o mínimo de qualificação ou procure ajuda especializada.

De boas intenções o mundo está cheio. De cuidados com a qualidade da informação, nem tanto.

​
0 Comentários

    PAD - Produção Autoral do Dindos

    O material deste blog é produzido pela equipe da Padrinho Agência de Conteúdo e colaboradores. Ele é de uso livre, desde que, obrigatoriamente, seja dado o correto crédito, com link. 

    Histórico

    Novembro 2022
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2020
    Outubro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Março 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017

    Categorias

    Tudo
    Cristiano Ronaldo
    Eleições
    Fact-checking
    Fake News
    Jornalismo
    Produção De Conteúdo
    Reportagem

Fotografia
Rua Riachuelo, 1339/801 - Centro - Porto Alegre-RS
carlos.ferreira@padrinhoconteudo.com
+55 (51) 9 9258-6903
© Padrinho Agência de Conteúdo - Todos os direitos reservados

Design
Fotografia
  • Início
  • Quem somos
  • Nossos produtos
  • Nossos clientes
  • Prêmios
  • PAD
  • Contato