PADRINHO CONTEUDO E ASSESSORIA
  • Início
  • Quem somos
  • Nossos produtos
  • Nossos clientes
  • Prêmios
  • PAD
  • Contato
  • ⏩ Rádio Padrinho/Sebrae/RS

El Desierto Negro – O “gaucho” fantástico

11/7/2018

0 Comentários

 
Imagem
Bianca Zasso é jornalista e Especialista em Cinema formada pela Universidade Franciscana (UFN). Integrante da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), atua como pesquisadora e crítica de cinema desde 2009. Integrou durante cinco anos o projeto de extensão Cineclube Unifra. Foi colaboradora dos sites Papo de Cinema e Delirium Nerd. Atualmente escreve para os sites Claudemir Pereira, DVD Magazine, Action News e Formiga Elétrica. É apresentadora da série Bia na Toca, realizada pela produtora Toca Audiovisual. Integra o Elviras- Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Entre as muitas manias que a cinefilia me deu está a de sempre trazer alguma lembrança cinematográfica das minhas viagens. Minha primeira ida à Buenos Aires (que eu espero que não seja a última) ficou marcada na minha memória não apenas pelo céu mais lindo que já vi na vida, mas por um DVD que comprei pelo motivo mais bobo que há: a capa. El Desierto Negro era um mistério para mim. Nunca tinha ouvido falar nada sobre o filme e só tinha como referência o nome de seu diretor, Gaspar Scheuer, que havia integrado a equipe de som de uma produção que gosto muito, Estamos Juntos, de Toni Venturi. Com a caixinha na mão e contando os minutos para descobrir que surpresas ela me reservava, voltei para o Rio Grande do Sul. E fui presenteada com um universo muito próximo ao meu.

El Desierto Negro se impõe pela forma. Sua fotografia, assinada Jorge Crespo e premiada no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (Bafici), toda em preto e branco, dá uma atmosfera totalmente improvável para o pampa argentino e para sua figura mais mítica: o gaucho. Associar o homem de chapéu e bombacha ao verde infinito dos campos é algo natural, assim como pensar neste herói de outros tempos como alguém valente e prestativo.

Mas Scheuer imprime, com ajuda de tecnologia e ótimo elenco, um clima de cinema noir no seu pampa. Ao invés de um protagonista simpático, El Desierto Negro tem como condutor de sua história um homem marcado pela quietude e que, das poucas frases que diz, mais da metade é tem como verbo a ponta da faca. O ator Guillermo Angelelli interpreta o Irusta, personagem de uma Argentina histórica com poucos sorrisos e auxiliado pela lente da câmera que, assim como o espectador, parece desconfiar o bastante para não fixar os olhos por muito tempo nele.

Impossível não lembrar do poema de José Hernández, O Gaucho Martin Fierro, uma das obras mais populares da Argentina e que colaborou e muito para o imaginário da figura do gaucho. Só que a ode ao herói do Rio da Prata aqui flerta com o cinema fantástico, em especial em seu prólogo. A eterna sombra que parece perseguir o protagonista soa como um poncho extra sobre as costas, feito de solidão e perdas.

O gaucho de El Desierto Negro vaga como um fantasma e nem mesmo a perseguição dos soldados parece alterar seu estado de espírito. Calado, sem demonstrar medo ou valentia exacerbada, ele parece saber o seu destino desde o primeiro minuto em que surge em cena. A chegada na casa de Carmem, que espera a chegada do marido com tanta ansiedade quanto o filho, que poderia trazer algum aconchego para a alma atormentada do gaucho, é mais um teto que um lar para ele.
​
Há uma sensação de que o roteiro poderia ter sido melhor desenvolvido ao chegarmos ao final de El Desierto Negro, mas não é nada que estrague a experiência sensorial que é assisti-lo. Ficamos impregnados por aquele universo em tons de cinza e por aqueles personagens sem muita esperança de futuro. Se olhar o pampa já mexe com o coração desta gaúcha, depois de El Desierto Negro, vai ser ainda mais emocionante. 
0 Comentários



Deixe uma resposta.

    PAD - Produção Autoral do Dindos

    O material deste blog é produzido pela equipe da Padrinho Agência de Conteúdo e colaboradores. Ele é de uso livre, desde que, obrigatoriamente, seja dado o correto crédito, com link. 

    Histórico

    Novembro 2022
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2020
    Outubro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Março 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017

    Categorias

    Tudo
    Cristiano Ronaldo
    Eleições
    Fact-checking
    Fake News
    Jornalismo
    Produção De Conteúdo
    Reportagem

Fotografia
Rua Riachuelo, 1339/801 - Centro - Porto Alegre-RS
carlos.ferreira@padrinhoconteudo.com
+55 (51) 9 9258-6903
© Padrinho Agência de Conteúdo - Todos os direitos reservados

Design
Fotografia
  • Início
  • Quem somos
  • Nossos produtos
  • Nossos clientes
  • Prêmios
  • PAD
  • Contato
  • ⏩ Rádio Padrinho/Sebrae/RS